Programa personalizado de atividades (TAP-BR) COM marcia Novelli

O TAP-BR é um programa de intervenção em terapia ocupacional para idosos com síndromes demenciais e para seus cuidadores familiares, que faz uso intencional da atividade como estratégia de cuidado.

Se desenvolve a partir de 9 sessões domiciliares (1 hora e 30 min) por um período de 3 a 4 meses. É um programa personalizado e sistematizado que precisa de treinamento para uso e aplicação dos métodos propostos visando a manutenção da confiabilidade e fidedignidade da proposta de intervenção.

Início da turma 5: 26/08/23

Benefícios do treinamento

• Proporcionar o conhecimento de profissionais da área de terapia ocupacional no Programa Personalizado de Atividades (TAP-BR).

• Capacitar o terapeuta ocupacional para o uso do TAP-BR que é mais uma ferramenta de intervenção nas síndromes demenciais como recurso de cuidado em terapia ocupacional.

como vai funcionar o curso? assista ao vídeo e veja o que mArcia novelli tem a dizer.

pra quem é?

Terapeutas Ocupacionais formados e com CREFITO e alunos do último ano de graduação.

carga-horária

5 semanas com 10 encontros ao vivo + 5 aulas gravadas num total de 32 horas de formação.

Aulas ao vivo aos sábados (9h às 11h) e às quintas-feiras (20h às 21h30).

Dedicação necessária

Uma média de 2 a 3 horas por semana de estudos para dar conta do conteúdo apresentado.

O que você vai receber no TAP-BR online?

Aulas Ao vivo e aulas gravadas

10 encontros ao vivo no Zoom com Marcia Novelli entre aulas de conteúdo e aulas de suporte + 4 videoaulas teóricas sobre abordagens não farmacológicas na demência e o Programa Personalizado de Atividades. Todo conteúdo ficará gravado no portal do aluno, o que permite aos profissionais irem desenvolvendo sua aproximação com os conteúdos e consequentemente seu aprendizado dentro das possibilidades da sua rotina.

Material pdf

• Manual de intervenção

• Manual Educativo para cuidadores

• Pasta de documentação do TAP-BR

• Kit de práticas para o treinamento das sessões (caso real)

• Artigos com a descrição do método original bem como os principais resultados

• Artigos das pesquisas desenvolvidas no Brasil

Cronograma de estudos

Um cronograma mais estendido ao longo de 5 semanas (32 horas de formação) o que favorece o processo de ensino/aprendizagem e permite aos profissionais acessarem os conteúdos trabalhados, quantas vezes for necessário (ao longo da formação e 30 dias após o término do curso), para a internalizarem os conceitos e o método na sua integralidade.

100% online para você assistir quando, como e onde quiser

Todo conteúdo será disponibilizado dentro do Portal do Aluno, área restrita de acesso individual através de login e senha onde cada aluno poderá comentar, tirar suas dúvidas e ter acesso aos conteúdos para assistir quando, como e onde quiser.

AULA BÔNUS

Aula especial sobre políticas nacionais e internacionais de cuidado em demência gravada e disponível na plataforma para você.

30 dias de acesso após o final do curso

Após a finalização do treinamento, você terá acesso à plataforma pelo período de 30 dias. Todo material apresentado ficará disponível para você rever e estudar durante esse período.

Cronograma completo TURma 5

módulo introdutório

24/08/2023 – Liberação de 4 aulas gravadas, artigos e arquivos para leitura antes do início das aulas ao vivo e aula bônus sobre Políticas Públicas de cuidado em demência: Internacionais e Nacionais

MÓDULO 1

26/08/2023 – 9h00 às 12h00 - Apresentação do TAP-BR

31/08/2023 – 20h00 às 21h30 - Aula Suporte

Módulo 2

09/09/2023 – 9h00 às 12h00 - Processos de Avaliação e Identificação de Demandas no TAP-BR

14/09/2023 – 20h00 às 21h30 - Aula Suporte

módulo 3

16/09/2023 – 9h00 às 12h00 - Devolutiva das avaliações e Orientação do Cuidador

21/09/2023 – 20h00 às 21h30 - Aula Suporte

módulo 4

23/09/2023 – 9h00 às 12h00 – Implementação das Atividades no Cuidado Diário

28/09/2023 – 20h00 às 22h00 Aula Suporte

módulo 5

30/09/2023 – 9h00 às 12h00 – Processo de Generalização

05/10/2023 – 20h00 às 22h00 Aula Suporte

Com quem você vai aprender

marcia.jpg

Profª. Dra. Marcia Maria Pires Camargo Novelli

Formação Master Training no Tailoring Activities Program (TAP) com Laura N. Gitlin na Johns Hopkins University. Profª. Associada no curso de Terapia Ocupacional da UNIFESP. Pós-doutorado (2015) na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em parceria com a Escola de Enfermagem da Universidade Johns Hopkins, Baltimore, EUA. Doutorado (2006) pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, área de concentração Neurologia. Mestrado (2003) pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, área de concentração Ciências. Aprimoramento em Terapia Ocupacional aplicada a Geriatria e Gerontologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1993). Terapeuta Ocupacional pela PUCCAMP (1991).

depoimentos

Veja alguns depoimentos de alunas do TAP-BR Online

ÚNICA TURMA DE 2023

Inscrições encerradas

*O valor parcelado possui acréscimo

“Este produto não substitui o parecer profissional. Sempre consulte um profissional da saúde para tratar de assuntos relativos à saúde.”